As piscinas são uma excelente opção de lazer dentro de casa, ajudam a relaxar, reúnem a família, amigos, e em alguns casos até os pets.
São diversos tipos e modelos disponíveis no mercado, como as de revestimento de azulejo ou de fibra por exemplo.
Esses modelos têm muitos benefícios mas devido ao seu custo de instalação e manutenção, assim como a necessidade de maior espaço e estrutura, não são tão acessíveis a todos os públicos.
Nesse ponto entram as piscinas infláveis ou de armação estrutural, que são flexíveis, podem ser instaladas em diversos ambientes com pouco espaço e sem a necessidade de uma grande estrutura.
Tendo o benefício de poderem serem desinstaladas nas estações mais frias e instaladas quando desejado. Tudo isso por um valor mais acessível se comparado com os modelos tradicionais.
Bom o primeiro passo para você conseguir decidir qual a piscina ideal para você, é você conhecer um pouco mais das características de cada modelo.
Vamos te ajudar a conhecer um pouco melhor sobre os modelos estrutural e inflável!
O que é uma piscina de armação estrutural?
É uma piscina composta principalmente por uma lona que na maioria dos casos é de PVC e pode ter uma camada tripla garantindo maior resistência. Sua estrutura é composta por colunas e hastes que podem ser encontradas em aço ou alumínio.
Este modelo de piscina, apresenta diversas opções e tamanhos, sendo a maioria deles em formato retangular. Contudo também é possível encontrar modelos de muita qualidade no formato circular.
Por conter uma estrutura para armação, esta piscina costuma ser mais durável do que as infláveis por ser mais resistente e um pouco menos vulnerável, sendo possível também adquirir peças para fazer alguma manutenção necessária ou remendo.
Esse modelo de piscina, já ocupa praticamente todo o espaço mesmo vazia, apresentando quase nenhuma variação após ser cheia com água. Isso permite que você possa analisar bem o espaço que será necessário para a instalação da piscina.
Parece algo simples, mas a adaptação em espaços curtos é um dos maiores benefícios das piscinas de plástico, sejam estruturais ou infláveis. Dessa forma já ter a dimensão exata da piscina antes de encher é uma ótima informação para o melhor planejamento e ajuste.
A montagem é um pouco mais complicada do que a inflável, porém nada que necessite de mão de obra especializada, com um pouco de paciência, basta seguir os passos indicados pelo fabricante e em pouco tempo a armação da piscina já está totalmente concluída.
O que é uma piscina inflável?
A piscina inflável é composta por uma lona, que pode ser de tripla camada para maior resistência, e um anel inflável que da sustentação para as laterais.
Este modelo de piscina apresenta diversos modelos e tamanhos, sendo a maioria encontrados em formato circular.
Por ser inflável esse tipo de piscina é muito fácil de instalar, proporcionando assim muita agilidade e praticidade, tanto para montar como para desmontar. Contudo, é necessário o uso de bombas para auxiliar você a inflar a sua piscina.
Uma vez inflada e cheia, este modelo permite muito conforto, pois o anel também serve como encosto das paredes laterais.
Na hora de inflar, é preciso ter atenção ao espaço onde a piscina será instalada. Isso pois após receber a água, ela irá aumentar de tamanho até que fique totalmente cheia e estável.
Cuidados na instalação
Seja no formato de armação ou inflável, ambas necessitam de alguns cuidados no momento da instalação.
Vejamos algumas destas precauções:
Terreno – Busque sempre instalar a sua piscina em terrenos planos e estáveis, certifique-se de que o piso tem estrutura suficiente para aguentar o peso.
Além disso é indica o uso de lonas de proteção entre o chão e a piscina, principalmente se aplicada diretamente sobre pisos de cimento, evitando assim o desgaste precoce e possíveis furos.
Espaço – A escolha do local onde a piscina será instalada é crucial para o proveito do equipamento. É muito importante que a piscina escolhida seja proporcional ao espaço em que será aplicada.
Isso não apenas para que a mesma possa caber no local, mas também para que a circulação seja garantida, além de espaço adequado para montagem e desmontagem, manutenção, limpeza e também para evitar que haja alguma pressão desnecessária sobre o produto, o que pode causar furos ou rasgo no material.
Dicas de manutenção
Qualidade da água –
Alguns modelos menores como os de 1000l são mais fáceis de limpar e caso necessário de se trocar toda a água com certa regularidade se for necessário.
Já os modelos maiores como a de 12000l por exemplo, demandam o tratamento da água mais completo para que não seja necessário a troca de um volume tão grande de água.
Entretanto vale ressaltar que todos os tamanhos de piscina necessitam de higienização constante, variando de acordo com suas características.
Esse tratamento pode ser por meio da aplicação de produtos químicos, como o cloro e o elevador de PH por exemplo, que agem garantindo a qualidade da água.
Além do cloro, dependendo do tamanho de sua piscina pode ser indicado também o uso de algicidas, para evitar a proliferação e o acúmulo de algas.
Neste caso fique muito atento a quantidade de produto adequada para a quantidade de água de sua piscina, caso exceda pode ser que danifique o produto e cause problemas de saúde aos banhistas. Contudo, seguindo as orientações dos fabricantes os produtos são seguros e eficazes.
Um outro método que atua em conjunto com os produtos químicos, são os filtros que fazem a purificação da água. O modelo de 12000l da Belfix por exemplo acompanha uma bomba filtro que renova a água continuamente, deixando-a limpa e saudável para o uso.
Limpeza –
É indicado regularmente limpar as partes externas da piscina, evitando assim o acúmulo de lodo ou sujeira gerados pela umidade.
Além disso, em alguns casos pode ser útil o uso de aspiradores próprios para água, ajudando a recolher impurezas que possam ter caído ou se acumulado dentro da piscina.
Cobertura –
Se você tiver essa possibilidade, vale a pena investir em uma cobertura para a sua piscina. Isso irá conservar muito mais a qualidade da água, e no caso das piscinas maiores, somado aos filtros e/ou produtos químicos, irá garantir a qualidade da água e ainda reduzir muito a necessidade de outros tipos de manutenção e até mesmo a troca antecipada da água.
E então qual a melhor piscina para você aproveitar no calor?
A piscina ideal irá depender muito da sua realidade , desejos e expectativas em relação ao equipamento. Existem diversos modelos com muita qualidade que podem atender a variados públicos e necessidades.
Vamos destacar algumas perguntas que você precisa fazer antes de escolher a sua:
Qual o local onde minha piscina irá ficar?
- Tenho um local estável e seguro para instalar a piscina?
- Qual o valor tenho disponível para fazer essa aquisição?
- Quantas pessoas eu pretendo receber na minha piscina?
Tendo atenção a estes pontos principais então você poderá escolher a piscina ideal para a sua necessidade e depois é só relaxar e aproveitar muitos bons momentos.
Acesse a nossa loja www.casaegaragem.com.br conheça os modelos disponíveis e garanta já a sua!