Quando surgiram as fitas adesivas?
As fitas adesivas surgiram aproximadamente no ano de 1925, desenvolvidas pelo engenheiro químico Richard Drew, que trabalhava na inovadora empresa 3m.
Como surgiu a ideia?
Você já reparou que a maioria das coisas que são criadas são para solucionar algum problema ou demanda?
Por exemplo, o telefone foi inventado para solucionar o “problema” da necessidade de uma comunicação mais rápida e direta. O avião para solucionar a necessidade de transporte de longas distâncias com mais agilidade, e assim por diante.
Com as fitas adesivas não foi diferente…
Richard Drew observou que era moda nos Estados Unidos da época, pintar os carros com duas cores diferentes. Mas para isso, as oficinas utilizavam materiais não muito adequados, e os pintores costumavam usar jornal e cola caseira para fazer a divisão entre uma tintura e outra.
Contudo, esses materiais não eram próprios para o trabalho e usualmente geravam manchas na pintura e em casos extremos até mesmo arrancavam pedaços da pintura na hora da remoção do material.
Buscando suprir essa demanda, o inventor desenvolveu uma fita em papel com uma cola a base de borracha, que era aplicada apenas nas pontas a princípio.
O produto, ainda um protótipo, foi levado para apresentação e teste em algumas oficinas e o resultado, não foi o esperado.
Os pintores reclamaram que as pinturas escorriam pelos espaços nas fitas que não tinham a cola e o mandaram de volta.
Superando as críticas
Com base nas críticas e sugestões dos profissionais nas oficinas, Richard otimizou o projeto, agora aplicando a cola em toda a superfície da fita.
Dessa forma surgiu o que pode ser considerado a primeira versão da fita crepe, que logo obteve rápida aceitação do público e foi difundida para o mundo inteiro.
Pouco tempo depois, para suprir uma nova demanda, Richard e sua equipe desenvolveram uma fita de celofane, que se popularizou rapidamente por sua praticidade e inúmeras possibilidades de aplicação, essa fita ficou muito conhecida no Brasil como “Durex”.
Agora que já conhecemos uma pouco sobre a história das fitas adesivas, vamos conhecer alguns modelos que são ótimas opções para diversas ocasiões!
Fita dupla face
O que é fita dupla face?
A fita dupla face é uma fita que possui material adesivo em ambos os lados, permitindo assim o seu uso em diversas ocasiões.
Essa fita, assim como muitas outras foi desenvolvida por Richard Drew, da empresa 3M, atendendo a demandas do exército americano durante a segunda guerra mundial.
Para que serve?
A fita dupla face atua com eficiência em diversos casos, pode ser usada na instalação de espelhos, painéis, quadros, placas, substituindo com eficiência em muitos casos a necessidade de pregos e parafusos.
Com o avança da tecnologia, as fitas se desenvolveram muito, e hoje existem fitas com fixação extremamente forte, proporcionando segurança até mesmo para materiais mais pesados e podendo ser utilizada tanto em ambiente internos quando externos.
Como aplicar?
A aplicação é bem fácil, sendo a praticidade um de seus maiores diferenciais, pois dispensa a necessidade de perfuração de paredes, azulejos, vidros e outros materiais, agilizando muito o trabalho e também reduzindo custos.
Para aplicar basta medir a quantidade de fita necessária para o peso do produto. Essa informação normalmente costuma vir descrita na embalagem do produto.
Basta cortar o tamanho necessário, e colar um face no objeto desejado. É indicado aguardar alguns minutos para que a fixação ocorra, e após esse período, basta remover a fita protetora da outra face e fixar o objeto no local desejado.
*Atenção! Certifique-se de que o local de fixação é propício para o uso da fita, pois alguns tipos de superfícies como por exemplo as mais irregulares ou ásperas podem não ter boa fixação. Além disso, atente-se a quantidade ideal de fita para o peso do produto.
É sempre indicado seguir as instruções da embalagem e em caso de dúvidas procurar algum profissional ou pessoa com conhecimento para auxiliar na aplicação.
Fita Silver Tape
O que é a fita Silver tape?
A fita Silver Tape é uma fita muito versátil e de ótima durabilidade, que pode ser aplicada em diversas situações, tornando-se uma excelente opção para reparos do dia a dia.
A fita normalmente é desenvolvida com um filme de polietileno reforçado e seu adesivo é formulado a base de borracha.
A fita Silver Tape, surgiu para suprir uma demanda do exército americano na segunda guerra mundial.
A operária da fábrica que embalava os cartuchos chamada Vesta Stoudt, identificou que as embalagens dos cartuchos deveriam ser mais práticas de serem abertas.
A sua sugestão chegou até o presidente Franklin D. Roosevelt que repassou a demanda para a indústria, que desenvolveu a fita Silver tape, inicialmente chamada de “duck tape” devido a alguns materiais que utilizava.
A fita cumpriu bem a função para a qual foi havia sido pensada, contudo os militares encontraram diversos outros usos para ela, aplicando o produto em inúmeros reparos.
Após a guerra, a indústria direcionou o produto para o público geral e a fita rapidamente ganhou popularidade no mundo inteiro.
Para que serve?
A fita Silver Tape pode ser aplicada em diversas situações, desde mais simples como fechamento de embalagens, até outros mais complexos, vejamos alguns usos:
- Empacotamentos e embalagens
- Remendos de tênis, mochilas, sofás, barracas, toldos, mangueiras, entre outros.
- Junção e vedações
- Isolamento térmico e acústico
- Consertos simples na aviação
Como aplicar?
A fita Silver Tape é bem simples de ser aplicada, basta selecionar a quantidade desejada de fita e pressionar sobre a superfície. A praticidade com certeza é um dos fatores que fazem das fitas um acessório tão popular no mundo.
Fita isolante
O que é fita isolante?
A fita isolante é uma fita normalmente desenvolvida em resina de vinil, PVC, que tem a capacidade de gerar isolamento de correntes elétricas de baixa tensão.
Devido a sua composição a fita impede a que os elétrons sejam conduzidos, impedindo assim que a energia se dissemine para outros materiais e também para as pessoas.
Para que serve a fita isolante?
A fita é amplamente utilizada para reparos e manutenção de equipamentos elétricos, contribuindo para um isolamento seguro e eficiente nas instalações elétricas.
Como aplicar?
A aplicação é simples, basta envolver a fita diretamente sobre cabos e condutores, garantindo assim o isolamento dos equipamentos.
*Atenção! Apesar de ser simples, por ser aplicada em equipamentos elétricos, seu uso requer cuidados. O ideal é que os disjuntores estejam sempre desligados e não haja corrente de energia no momento da aplicação da fita. Também é importante ficar atento para que a aplicação seja no local certo e realizada de forma correta, pois apenas assim o isolamento será eficaz.
Caso você não tenha prática no uso, recomendamos pedir auxílio a algum profissional capacitado ou alguém que já tenha conhecimento e experiência no assunto. A segurança deve vir em primeiro lugar.
Decoração com fita isolante – Tape art
O Tape art é uma tendência de decoração que vem crescendo muito no mundo inteiro. A técnica aplica a fita em diversos locais como paredes e muros, de forma que construa desenhos e figuras com as fitas. É possível criar com liberdade diversos desenhos, e vários artistas já estão se especializando na prática, que é muito criativa e gera ótimos resultados.
Fita crepe
O que é a fita crepe?
A fita crepe é uma fita de papel com adesivo de boa fixação, extremamente versátil e prática, pode ser utilizada para inúmeras aplicações.
Como vimos na introdução deste texto, a fita crepe, como a conhecemos hoje, foi uma das primeiras fitas inventadas, desde então ganhou muita popularidade e diversos usos no mundo inteiro.
Dicas de uso
A fita crepe é muito usada por pintores em residências para a perfeita marcação de rodapés por exemplo. Atualmente já existem fitas específicas para uso automotivo, para a qual ela foi inicialmente projetada.
Além disso, se tornou muito usada em artesanatos de modo geral, assim como também é amplamente utilizada como material de escritório.
Por permitir o uso de caneta em sua superfície é utilizada para demarcar diversos materiais como documentos, materiais de laboratório, entre outros.
Fita de led
O que é fita de Led?
A fita de led consiste numa placa eletrônica flexível com diversas micro lâmpadas de led agrupadas, podendo trazer adesivo em sua outra face.
A fita de led é um material para iluminação em formato de fita flexível, que por sua versatilidade pode ser aplicado em diversos locais agregando também na decoração.
A fita é desenvolvida com uma placa eletrônica flexível que serve como base para diversas micro lâmpadas de led, que são comercializadas em rolos de fita.
Para que serve?
Devido a sua praticidade, a fita de led pode ser aplicada em inúmeros ambientes gerando uma iluminação personalizada e contribuindo para um ambiente moderno.
É comum o seu uso em sancas de gesso, para gerar uma iluminação personalizada no ambiente, gerando beleza, requinte e conforto.
A fita também pode ser aplicada em outros ambientes, em móveis, em escadas e também é comumente usada em restaurantes, hotéis, entre outros.
A instalação é bem simples, após decidir o local em que a iluminação será aplicada, basta medir e cortar a quantidade de fita desejada. Muitos fornecedores trazem a parte adesiva facilitando a aplicação.
Após isso, basta fazer a ligação elétrica na tomada. Caso seja desejo do cliente é possível também configurar para que as luzes sejam acionadas ao apertar do interruptor.
E aí gostou? Essas são algumas opções de fitas adesivas muito úteis e práticas que você pode usar no dia a dia de sua casa ou de sua empresa.
Para saber mais e conhecer algumas opções disponíveis de fitas, acesse agora mesmo a nossa loja virtual www.casaegaragem.com.br e escolha a opção ideal para a sua necessidade.